Av. Graça Aranha, 416 - Sala 1006 - Centro
Telefone: 2292-8178
Horário de Funcionamento: 8 às 20 hrs

- Aula experimental grátis
- Marque sua avaliação grátis

Depoimentos

Linha Degradê

Sylvia Salustt

Como cantora lírica, a algum tempo pesquisava uma atividade que pudesse servir como aliada à natação que já pratico a muitos anos. Buscava uma atividade que coordenasse consciência corporal, respiração, trabalhasse força e alongamento. Na verdade mesmo antes de estudar canto, já não me identificava com o ritmo e a atmosfera das academias de musculação, e várias vezes cancelava as matrículas. O imediatismo do resultado das cargas da musculação parecia sedutor, mas eu buscava algo mais... inteligente, que respeitasse o corpo como uma unidade, e não como um conjunto de músculos trabalhados isoladamente. Eu pensava na lista do supermercado fazendo leg press, não havia a menor concentração (e o menor prazer) no que estava sendo feito.

Já havia lido e ouvido falar do Pilates, mas sempre com uma sensação de ser tudo muito lento e muito fácil, sem apresentar desafios. Além do alto custo, que dava a impressão de ser uma atividade elitista e ponto. Ainda bem que eu estava enganada. Bem enganada.

Incentivada por uma amiga, praticante avançada e uma artista com bastante consciência corporal, resolvi experimentar. E me encantei.

Após algumas semanas comecei a perceber os primeiros resultados, e desde a primeira aula, a sensação de bem-estar e de tratar meu corpo com respeito. Aquela impressão inicial de que tudo seria muito fácil, levinho, caiu totalmente por terra. Digo muitas vezes em aula que Pilates é muito mais difícil do que musculação, porque requer além da força, coordenação e muita concentração.

Venho percebendo também a desconstrução dos equívocos que ao longo da vida fazem de nós, adultos, criaturas tensas, enrijecidas, inflexíveis. É muito bom conseguir, no seu tempo, resgatar as solturas e a flexibilidade de uma criança. Descobrir que ações simples do cotidiano ganham qualidade de movimento e que os músculos não se “deformam” para entrar na fôrma que a mídia tanto enaltece. O desenho do corpo começa a mostrar linhas elegantes, equilibradas, saudáveis já nos primeiros meses. O trabalho respiratório e o foco dos exercícios no centro do corpo melhoram significativamente a cada dia a qualidade do meu canto. Posso dizer sem medo que nunca fiquei tão satisfeita com meu corpo como agora, e que o Pilates veio para ficar.

© Copyright 2012 Equilíbrio e Movimento - Todos os direitos reservados

Banner Becel